12 janeiro, 2011

Como criar um blog de sucesso




Outro dia, lendo os feeds de um dos blogs que acompanho, dei de cara com um post-entrevista com um blogueiro "de sucesso" que escreveu um livro de dicas sobre como se tornar aquilo a que eles denominam de problogger. Fiquei pensando...

O que seria um blogueiro de sucesso? Bom, pode ser aquele que tem milhões de acessos por dia, ganha dinheiro com o blog, ou é uma referência na blogosfera no ramo de conteúdo que atua. É, neste caso, com certeza tudo o que esse aclamado problogger orienta deve fazer bastante sentido, mesmo.

E aí que eu paro e penso que puxa tem tantos blogs que eu leio e adoro muito mais do que esses benditos blogs de sucesso que têm espalhados por aí afora.
E aí que eu acho que ser um blogueiro de sucesso nada tem a ver com número de acessos ou incidência em reportagens de jornais.

Pra mim isso só pode ser medido com base no nível de carinho deixado em cada comentário das pessoas que realmente lêem e valorizam aquilo que ali foi escrito. Tudo começa com o número de visitas trocadas e amizades virtuais criadas. Na profundidade da intimidade gerada ali naquilo que passa a ser um cantinho de compartilhamento de vivências e/ou impressões, seja sobre moda, seja sobre cosméticos, compras, teorias românticas, abstrações, histórias, etc.

É aí que percebi que puxa eu não preciso de um livro de como criar um blog de sucesso, pois eu já fiz isso há dois anos quando inaugurei o, na época, Juliana ever e que, mais tarde, passou a se chamar Live with Juliana.

Dedico este post a todos meus queridos blogueiros que souberam perseguir e alcançar o sucesso. A vocês!

-beijosdesucesso;*

12 comentários:

Henar disse...

This is fantastic. I think that the secret is to love what you do!
xx

Henar
...OH MY VOGUE!

Marcilany disse...

owwwwwww que fofo, tbm penso como vc flor e acho que o sucesso é medido pelo grau de carinho que vc posta, em querer o melhor e dividir as coisas boas com as amigas que se fez, vc é uma delas sabia? Mais preciosa que qualquer outra coisa q se precise pra ser considerado um blog de sucesso rsss

bjo flor linda rs

Unknown disse...

Concordo com vc! Não sei se existe de fato um segredo para o sucesso de um blog. Existem aqueles que publicam resenhas e impressões sobre o mundo pop e arte, por exemplo. Existem os famosos que carregam seus fãs para a blogosfera.

Mas sabe, sempre pensei no blog como uma necessidade pessoal - necessidade de se comunicar consigo mesmo, muitas vezes.

Não sei se acontece com vc, mas às vezes, na subjetividade do que eu escrevo, percebo questões importantes sobre mim mesmo, que talvez só descobriria falando sem parar em um psicanalista.

Acho que no fundo é isso: escrevemos não por causa da plateia (apesar disso ser algo muito positivo e gratificante) mas sobretudo por uma necessidade interior. Se é subjetivo, se tem muito a dizer a respeito de nós mesmos, se mistura filmes, discos e livros preferidos... Eu gosto de ler sobre o mundo particular de cada UM. Inclusive o seu. Chega de escrever, huahua, isso já parece um post. haha

bjão

Say disse...

Acho que é por aí mesmo Ju, um blog pode não ser conhecido pela metade do país, mas se tem alguns amigos presentes isso já o torna especial, aliado à dedicação e atenção que damos a ele diariamente.

Bju, bju =*

Arthur Neto disse...

Nuss Jú.. profundo isso que você falou.. realmente, o sucesso que temos é quando sabemos que somos importantes para as pessoas que passam a fazer parte do nosso ciclo.. O importante não é fazer diferença para milhões que você não conhece, e sim fazer a diferença na vida daqueles convivem com você, seja virtualmente ou pessoalmente.. E creio que você faz a diferença para mim nesses 2 aspectos pelo menos, fora outros também..
Já aproveito aqui e desejo um Feliz aniversário para ti!!
Deus lhe abençoe e que você possa sempre compartilhar esses textos interessantíssimos teus..
abração!!

Carlinha disse...

Onw Júu! =D
Eu sempre quero aumentar o número de seguidores do meu blog sabe?! Mas lendo isso tudo que você disse, acho que posso me considerar com sucesso, pois já fiz grandes amigos e conheci pessoas maravilhosas!!

=**

Anônimo disse...

E aí que eu acho que ser um blogueiro de sucesso nada tem a ver com número de acessos ou incidência em reportagens de jornais. [2]

João disse...

Acho que você mede o seu sucesso pelas suas intenções e expectativas, que são diferentes pra cada um, já que cada pessoa cria um blog com uma motivação diferente.

Eu não acho que tenha um blog de sucesso, já que meu plano com ele era ficar rico e casar com a Scarlett Johansson.

Thais disse...

eie! concordo com você sobre o que é ou não um blog de sucesso. existem blogs de pessoas que tem sei lá,100 mil acessos por dia, mas que eu não curto nem um pouco os posts. e já tem alguns outros blogs que eu adoro e não são badalados.

acho que as pessoas tem que parar de se preocupar de serem super famosas na rede, pois o sucesso não é medido apenas pelo numero de visitas, mas sim pelo carinho que os leitores tem com vc.
beijos!

~*Rebeca*~ disse...

Querendo testar como é a plataforma wordpress, fui procurar dicas pela internet. Logo de cara fiquei sabendo que o wordpress é pra conteúdo mais 'profissional', pra quem quer ganhar 'dinheiro'. Se eu quiser fazer um blog descompromissado, me sugeriram o blogger... nem preciso dizer que achei um absurdo esse tipo de limitação imposta pelos que se dizem 'profissionais'.

JC

Anônimo disse...

Com certeza Jú, o que vale é o carinho e estou vendo isso no meu dia-a-dia. Quem realmente se importa com a gente, com o que a gente vive, quando a gente precisa...e isso é o que vale. Os "sucessos" geralmente não tem essa troca, porque nem voltam no seu pra te conhecer. bjoks flor

@line disse...

Com certeza né, eu estou tentando começar no blog-br.com vamos ver.

Postar um comentário

 
;